quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DEUSES DO CHAOS

Embora o culto aos deuses do Caos seja oficialmente proibido dentro das fronteiras do Império, ele ainda se desenvolve em segredo. A humanidade se desenvolveu sob a égide do Caos e suas características estão intimamente en­trelaçadas com a natureza humana. Desnecessário dizer, os cultos ao Caos são extremamente sigilosos e muito difíceis de serem infiltrados. Mas a prática de exilar mutantes para as florestas densas onde bandos de Bestiais espreitam e a aparição de algum ocasional Guerreiro do Caos somente serve para aumentar os números de seguidores do Caos. E mesmo em áreas mais civilizadas, há sociedades secretas - encabeçadas, talvez, por um demonologista ou necro­mancer. Mais cedo ou mais tarde, todos aqueles que colocam o poder mate­rial na frente da liberdade e fraternidade (e existem muitos que o fazem) são arrastados para dentro da rede do Caos. Na verdade, o poder dos deuses da ruína estão lentamente e inexoravelmente se espalhando pelo Império como se fosse as raízes de um fungo maldito e venenoso, e o crescimento dessa rede de decadência é algo horrível de se ver. Algumas poucas notas são fornecedidas sobre cada um dos deuses do Caos. Como de poderia esperar, a veneração dos Deuses do Caos podem tomar várias formas, e grupos de cultistas podem ser hostis uns aos outros, mesmo que venerem o mesmo deus.



 O Rato de Cornos


O Rato de Cornos, ou Rato Chifrudo, é a temida deidade dos Skaven. Esse poderoso deus do Caos rói o tecido do universo e é venerado por todos Skaven, embora seu culto não se restrin­ja somente aos homens-ratos, muitos humanos também of­erecem a ele orações e sacrifí­cios. Esses seguidores humanos podem ser encontrados por todas as cidades do Império, onde eles agem como espiões para os Skaven e também como fornecedores de vítimas para sacrifícios. Muitos desses fiéis esperam serem poupados do castigo que cairá sobre seus companheiros, mas eles sequer imaginam que todos humanos são iguais para o Disseminador da Decadência, e nenhum será poupado quando as cidades caírem sob a influência dos Skaven.



A organização desses cultos varia enormemente. Alguns são comandados por Skaven que conduzem rituais bizarros em catacumbas sob as pro­fundezas das cidades, enquanto outros são liderados por humanos que se encontram ocasionalmente com os Skaven para receber instruções de como eles podem melhor servir ao Chifrudo. Cultistas em posições de destaque fazem seu melhor para impedir as melhorias de infraestrutura urbana e tentam impedir ou atrasar qualquer operação que envolva a manutenção de esgotos ou outras obras públicas de saneamento. Até agora, o espectro do Rato de Cornos não está tão disseminado pelo Império. Poucas pessoas fora dos cultos sequer acreditam na existência dos Skaven - e auqeles que acreditam tentam esquecer. Oficialmente, o governo Imperial assume a não existência de uma raça de homens ratos, e considera qualquer evidência isolada como mais uma mutação de na­tureza puramente humana.



Khorne


Sutileza nunca foi um dos pontos fortes dos seguidores de Khorne, que tendem a realizar chacinas. Não é surpreendente, que os seg­uidores do Deus do Sangue são fáceis de de­tectar e poucos são aqueles que penetram nas fronteiras do Império e sobrevivem tempo suficiente para estabelecer qualquer culto secreto. Entretanto, muitos dos mutantes e bestiais que ainda vivem nas profundezas das florestas do Império veneram Khorne e buscam orgias de matança sempre que o humor os propiciam a isso.




Nurgal


Seguidores do deus da pestilência também são bastante raros no Império, mas ainda existem alguns poucos que praticam seus rituais imundos nas profundezas dos esgotos das grandes cidades. Tais grupos raramente são mais do que cinquenta e são totalmente isolados dos grupos de outras cidades. De tempos em tempos, as autoridades da cidade ou província montam uma expedição para exterminar os depravados adoradores de Nurgal, mas sempre alguns conseguem escapar para começar de novo. As cores de Nurgal são os verdes doentios, amarelos e marrons -nor­malmente usados em padrões simples e geométricos. Alguns adoradores preferem não usar símbolos ou o emblema da silhueta da mosca, e pref­erem agir encapuzados -para camuflar as deformidades causadas pela Podridão de Nurgal ou para inspirar medo e dúvida.


Slaanesh


Seguidores do deus bissexual e auto-indul­gente Slaanesh são famosos por sua afinidade com todos tipos de perversões e por seus excessos de hedonismo. Como tal, eles são menos propensos a promover seu poder do que se envolverem em orgias regidas a drogas. No entanto, esse é um culto relativamente em ascendência -principalmente entre as classes superiores -e muitas das maiores cidades tem pelo menos um grupo. Um típico grupo cos­tuma ter cerca de 20 membros que se encontram sem regularidades no porão de alguma respeitável (externamente) casa nobre, por exemplo. Ocasionalmente, grupos de várias áreas organizam reuniões em massa em alguma clareira isolada da floresta, para se deleitar com uma longa noite de orgias depravadas. Em plena regalia, os adoradores de Slaanesh usam trajes com cores de ar­co-íris que expõe opeito direito. Eles também usam maquiagens brancas no rosto, com sombras nos olhos e batons vermelhos. Por razões óbvias, o símbolo de Slaanesh é raramente usado abertamente, sendo substituí­dopor audases substitutos, como um broche ou outro ornamento com representações de figuras eróticas.



 Tzeentch


Tzeentch é o mais enigmático dos deuses do Caos. Ele age diretamente com as forças do Caos através de distorção da lei natural pelas forças da mutação e magia. O culto de Tzeentch é com certeza o mais disseminado no Império. Ele é particular­mente popular entre os mutantes, mas seus cultos são tão suscetíveis de serem encontra­dos nas cidades como são nas florestas. Tais grupos são todos comprometidos com a subversão e derrubada do Im­pério, e têm uma extensa rede de informantes e espiões -alguns que ocupam posições de destaque. As atividades desse cuto são protegidas por sua hostilidade ao culto de nurgal: quem iria suspeitar que pessoas perseguem os seguidores de Nurgal seriam cultistas também? O tamanho dos grupos de cultistas variam de lugar para lugar, os maiores estão nas maiores cidades ou nas profudendezas das florestas. Eles se reúnem onde e quando for conveniente, sendo muito mais organizados e protegidos do que os seguidores de Slaanesh. As cores de Tzeentch são o rosa, o vermelho e o púrpura, usados muitas vezes em combinações sutis, nas vestimentas diárias. Para rituais mais formais, entretanto, os trajes são geralmente de cores e padrões mais ber­rantes e estridentes.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário