quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Armas de Fogo no Velho Mundo

O Velho mundo sofre revoluções de todos os tipos. Os Anões introduziram a pólvora negra com seus devastadores canhões. Usados no campo de batalha, muitos líderes rapidamente perceberam que, independente das falhas óbvias (inconfiabilidade, por exemplo), armas de pólvora negra era muito superior aos velhos meios de lutar guerras. Armaduras eram quase inúteis contra um canhão capaz de pulverizar soldados com um único tiro e destruir muros com balas de canhões. Inicialmente, as armas eram simples canhões, mas logo, pequenas variedades foram desenvolvidas, permitindo que um soldado pudesse usá-la individualmente. Quando os engenheiros de Nuln refinaram o processo, desenvolveram armas de mão, pistolas de repetição e outras. Apesar de causar grande dano, a tecnologia é ainda experimental e custosa e poucos guerreiros se arriscariam a pagar o preço para adquirir tais armas. As armas antigas eram muito primitivas, nada mais que um tubo de metal com um cabo de madeira e um buraco onde o usuário coloca o pavio e queima a pólvora. Hoje em dia, há muitas armas de fogo do tipo matchlock e até mesmo flintlock. Todas armas de fogo no Velho Mundo são carregadas pelo cano.

Matchlocks (Fecho de Mecha)
Pouco depois do desenvolvimento do canhão de mão e suas profundas falhas contra a cavalaria pesada do Caos e até contra meros reinos do condado elector rival, os engenheiros de Nuln desenvolveram um mecanismo de disparo que permitia ao usuário manejar a arma com as duas mãos, reduzindo a necessidade de um apoio. Essencialmente, é uma arma móvel que têm um pavio ligado ao gatilho. Quando o atirador aperta o gatilho, ele dispara a arma, criando um clarão que queima a pólvora e envia chama para dentro do cano da arma. A ação inflama uma maior quantidade de pólvora e dispara o projétil. Embora os matchlocks sejam uma melhora substancial sobre os antigos canhões de mão, acender o pavio leva um certo tempo, fazendo a arma completamente inútil se estiver descarregada no meio de um combate. É uma arma de aproximação. Além disso, o clima do império faz com que manter o pavio aceso seja uma tarefa árdua, com tantas garoas e umidade excessiva, fazendo tal tipo de arma muito difícil de se usar. Por isso, os arcos ainda são as armas preferidas de muitos regimentos.

Canhões de Mão
As mais antigas armas de fogo do Velho Mundo eram os canhões de mão. Essencialmente, eram uma versão reduzida dos canhões usados por anões, consistindo de um tubo de metal com uma culatra. Próximo à base do barril havia um buraco, onde o usuário colocava o pavio para queimar a pólvora. Era requerido que o usário tocasse manualmente a pólvora para causar a ignição, por isso eles não eram muito precisas e requeriam algum tipo de apoio para usar com efetividade. 


Importante lembrar que as armas de pólvora negra são ainda relativamente novas e experiementais e são muito raras no Velho Mundo. Caras e não-confiáveis, muitos ainda preferem arcos e bestas para ataques a distância, não tendo interesse em experi¬mentar as tão frequentes panes e desajustes.


Wheellocks (Fecho de roda)
 
Em resposta às contínuas dificuldades no uso de armas de fogo, os engenheiros do Império desenvolveram um novo mecanismo de disparo. Eles substituiram o sistema antigo de ignição por uma roca. Quando o gatilho era pressionado, fazia uma roda de metal girar contra uma placa de metal, fazendo com que fagulhas caíssem dentro do barril com a pólvora.


Flintlock (Fecho de pederneira)
 
Desenvolvido simultaneamente pela Arábia, o Flintlock é uma variação do design do wheellock. Nesse mecanismo melhorado, o gatilho fazia um pedaço de pederneira bater contra uma placa de metal, soltando a fagulha.
Com o desenvolvimento dos flintlocks e os menos usados wheellocks, os engenheiros do velho Mundo podiam planejar todo tipo de variações nas armas de pólvora. Algumas tem múltiplos canos, enquanto outras são pequenas pistolas.


TIPOS COMUNS DE ARMAS DE FOGO

Bacamarte
O Bacamarte é uma arma de fogo frande. Você pode carregá-la com pregos, vidro, rochas pequenas ou qualquer coisa, embora munição normal seja mais preciso e danoso. Dependendo do tipo de munição, um arcabuz atinge uma pequena área. Ele pode atirar até quatro balas de uma só vez com um tiro padrão. Requer somente uma carga de pólvora.


Arcabuz
 
 Similar ao bacamanrte, o arcabuz atira um única bala, similar aquelas usada em pistolas. Requer somente uma carga de pólvora para atirar. Arma de cano longo, e como o Bacamarte, não é muito confiável e costuma falhar.


Pistola
A pistola é uma arma de flintlock finamente trabalhada. Basicamente é um tubo de metal preso a um suporte de madeira. O mecanismo de disparo fica um pouco acima do cano. Ela requer uma carga de pólvora e atira uma bala quando carregada.


Rifle
 
No ducado de Hochland, lugar famoso por seus caçadores, os engenheiros desenvolveram uma arma que mostrou-se superior ao bacamarte e ao arcabuz em alcance. Embora essa arma seja superior a maioria das armas de fogo no Império, ela é rara e tão valorizada que aqueles que a tem nunca a vendem. Por enquanto, o conhecimento de sua fabricação está limitado a hochland. Ele requer uma única carga de pólvora e atira uma única bala.


Pistola de Repetição
 
É uma arma similar à pistola, com a diferença que ela tem seis barris e usa o sistema flintlock. Uma vez que os seis tiros forem dados, o tempo para recarregar os 6 barris é seis vezes maior que o tempo para recarregar uma pistola de um disparo. Caríssima, está ainda em caráter experimental e só é usada por engenheiros do Império. Requer 6 balas e 6 cargas de pólvora.


Duckfoot (Pé-de-pato)
 
É do mesmo tamanho de uma pistola normal, mas ao invés de um cano, ela tem quatro, arranjados num padrão que parece um “pé-de-pato”. Muito imprecisa, ela é útil em batalhas abertas onde pode-se atirar contra a multidão. Quando a fagulha atinge o barril, os quatro canos disparam instantaneamente ating¬indo até 4 alvos no caminho.

2 comentários:

  1. muito legal esta pistola pe de pato muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Fortaleza, maio de 2012
    Caro André,
    Sou professor da Universidade Estadual do Ceará e, no momento, estou produzindo uma obra intitulada Quantos Brasis, de certo modo inédita no País, por tratar-se de uma abordagem interdisciplinar entre Literatura, Geografia e História do Brasil, que deverá ultrapassar as 2.000 páginas.
    Por tratar-se de uma obra volumosa e realizada com recursos de um professor universitário e algumas poucas doações, venho solicitar a V. Sa. o email do autor de uma foto encontrada na URL http://warhammervaledoaco.blogspot.com.br/2011/01/armas-de-fogo-no-velho-mundo.html, de bacamarte, a fim de que possamos pedir autorização para publicá-la em nosso trabalho.

    Estamos dando, como é justo além de legal, o devido crédito ao autor de cada fotografia (obra de arte), momento em que aproveitamos para agradecer seu gesto de compreensão e colaboração com esta iniciativa cultural.
    Gratíssimo,
    Prof. Francisco Coêlho Sampaio

    ResponderExcluir