quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Armaduras no mundo de Warhammer

COURO (Leve)
Couro é armadura que a maioria escolhe. Usada por mercenários, caçadores e outros guerreiros, o couro garante alguma proteção sem sacrificar mobilidade e agilidade. Entretanto sua popularidade não vem de suas propriedades protetoras - outras armaduras são muito mais eficientes nesse quesito - mas principalmente por seu baixo preço e facilidade de encontrar. Para fazer uma armadura de couro, um alfaiate precisa somente couro, fogo, óleo e água. Qualquer armeiro pode fazer uma armadura, precisando somente aquecer as peles e moldá-las enquanto estiverem mole. Uma armadura de couro, vêm em componentes separados ou em um traje completo.



Armadura completa de couro: Um traje completo de couro consiste de uma jaqueta de couro, um par de perneiras de couro e um capacete justo de couro. Alguns trajes são tingidos com cores para camuflagem, usando tons de verde e preto dependendo da escolha do comprador. Elfos da floresta de Athel Loren sempre preferem couro camuflado. Outros armeiros, normalmente usam cores brilhantes, tais cores são muito usadas em épocas de guerra, pois soldados utilizam cores de seus condados ou de suas províncias.


Jaqueta de couro e Gibão de couro: Feita de couro com fivelas de prata ou latão na frente. Camadas adicionais de couro reforçam as juntas para proteção adicional. Enquanto a jaqueta de couro cobre o corpo e braços, o Gibão cobre o tronco e o braços. Barato e útil, o gibão de couro é a armadura preferida da maioria das pessoas do Velho Mundo.

Perneiras de couro: Cobre as pernas para proteger côxas. Camadas extras cobrem a frente dos joelhos, porém, para garantir a mobilidade do guerreiro, a parte de trás dos joelhos são expostas, um local, que os halflings gostam de chamar de “pontos doces”. Alguns conjuntos de perneiras oferecem proteção para tornozelos e calcanhares.

Capacete de couro: Um capacete justo protege o crânio e orelhas. O design varia de acordo com a região, podendo ter coifas para proteger o pescoço, ter plumas, ou outros detalhes.


COURO CRAVADO (leve)

Armaduras de couro cravado melhora o design do couro padrão por ter cravos ou pontas de metal. Podem ter anéis de metal, camada extra de couro acima das argolas (Armadura Brigandina), etc. Couro cravado não pode ser combinado com componentes mais pesados como cota de malha ou placas.



ARMADURA DE COTA DE MALHA (médio)
Guerreiros profissionais no Velho Mundo preferem a cota de malha. Uma boa cota de malha é o que separa um soldado de aluguel de um soldado do Império. Embora caras, muitos consideram o custo muito bem pago.
Cotas de Malha são uma rede de anéis de metal trançados. Feitas para suportar ataques de corte, não são efetivas contra flechas, adagas e armas de contusão. Adicionar couro sob a cota de malha ajuda a proteger contra essas outras armas. Na Bretônia, a cota de malha é mais usada do que a armadura de placas.

Armadura completa de cota de malha: Um traje completo de cota de malha consiste de uma coifa de malha para proteger a cabeça e pescoço, perneiras e uma camisa de cota de malha sobre um traje completo de couro.


Casaco e Camisa de cota de malha: Um casado de cota de malha padrão protege o tronco e ombros e ainda uma parte das pernas, quase até o joelho. Adicionar mangas a uma cota de malha aumenta um pouco o preço e o peso. Uma camisa de cota de malha está inclusa na cota de malha completa.


Coifa de Cota de Malha: Uma coifa é uma tôca ou capuz que proege o crânio, os lados da face e o pescoço, deixando a face frontal exposta.

Perneiras de cota de malha: Tem a mesma função das perneiras de couro: proteger as côxas e joelhos.

Camisa e braceiras de cota de malha
: Uma camisa de cota de malha cobre o tronco somente. As braceiras podem ser adicionadas. 


ARMADURA DE ESCAMAS (médio)

A armadura de escamas é uma tecnologia relativamente nova no Velho Mundo e somente recentemente se espalhou para a maioria das provínicas. Escamas são um tentativa valiosa de criar uma armadura resistente e mais barata que uma armadura de placas e que defendesse mais que uma cota de malha. Ela é construída como uma cota de malha, mas ao invés de interlaçar argolas de metal, a armadura de escamas une discos de metal de tamanhos variados, criando uma aparência de escamas. Armadura de escamas tem os mesmos componentes de uma cota de malha mas pode somente ser combinada com couro (mas não com couro cravado). É muito pesada e incômoda para ser combinada com armadura de placas ou cota de malha. O traje completo já inclui um traje completo de couro.


 
ARMADURA DE PLACAS (pesado)

Embora armeiros humanos possam criar componentes de placas e armaduras completas de placas, eles aprenderam o conhecimento de forjá-las com os anões, que há incontáveis eras forjam trajes completos de batalha nas montanhas. Anões desenvolveram trajes pesados, excelentes para proteger de machados e espadas, o que os ajudaram a escapar de serem extintos por ordas de orcs, goblins e trolls. Com a fundação do Império e a boa relação entre os clãs anões e o governo imperial, os armeiros anões naturalmente ofereceram de presente essas estranhas armaduras para as raças humanas. O que os anões não esperavam, entretanto, era a ingenuidade e ganância humana. Os humanos aprenderam as técnicas de forjar os pesados trajes, não com tanta qualidade como os armeiros anões faziam, mas úteis o bastante para os cavaleiros do império.


Peitoral: Um peitoral consiste de duas placas de armadura. Uma protege as costas e a outra protege a frente. Correias e fivelas sobre os ombros e nas laterais mantêm a armadura junta e pode ajustar-se ao volume e peso da pessoa. Trajes completos de placas já incluem peitorais.


Elmo: Um elmo é qualquer tipo de proteção sólida para a cabeça, de bassinetes a capacetes até elmo com visor de cavaleiro. Armaduras mais elaboradas são forjadas para inimitar feições animais como dragões, ursos ou leões. Elmos costumam ter algum tipo de pluma tingida para refletir as cores da casa ou cota de armas. Também podem incluir elaboradas peças como leões “rampants” e outros animais de brasões, indentificando a ordem do cavaleiro.

Armadura completa de placas: Envolve o usuários em placas intermitentes, dando a ele proteção máxima. Contêm componentes de placas separados para proteger pontos fracos da armadura.

Braceiras de placas: Oferece proteção os braços e ombros. Podem incluir pesadas manoplas de metal para proteger dedos e mãos, o qual também dão ao usuário uma arma se estiver desarmado. Braceiras de placas são vendidas sempre em pares.

Perneiras de placas: Normalmente vestida sobre couro e cota de malha, dão máxima proteção ao joelho e panturrilha e também incluem uma proteção ao joelho e uma cobertura para o pé do guerreiro. Fivelas e alças permitem que frente e verso se conectem.

Materiais especiais:

Ithilmar: Leve e durável, Ithilmar representa a capacidade máxima dos elfos em produzir armaduras. Embora não sejam mágicas, dizem que somente os maiores magos elfos podem forjá-lo. Armadura de Ithilmar são tão resistentes quanto o aço humano, mas pesam 1/4 menos que o aço.


Gromril: De todas as raças do Velho Mundo, somente os anões aprenderam a arte de forjar o ouro glomril em uma armadura de placas. Quase impenetrável e de beleza insuperável, essa armadura é muito cara. Somente os anões tem a técnica para modelar um traje completo dessa armadura e se for encontrada em peças separadas pelo mundo afora, é porque foram roubadas ou tirada dos mortos em campos de batalha. Quase todas são no formato de anões, e se tiverem no formato humano, é porque foi feita sob encomenda ou para presentear algum nobre. 




Mithrill: A prata verdadeira. O mais belo, valioso e resistente metal do Velho Mundo. Se somente os anões sabem forjar o Glomril, somente os armeiros mais velhos e sábios sabem forjar o Mithrill. Isso, se conseguirem encontrar Mithrill para forjar. É dito, que somente as chamas da garganta de um Dragão Ancestral Vermelho pode derreter o Mithrill, e uma vez que ele é derretido e forjado, nada pode derretê-lo novamente. O Mithrill é tão raro e tão valioso, que um traje completo dele é mais que suficiente para gerar um guerra entre reinos. O Mithrill não tem preço. É virtualmente indestrutível e leve. Ele transforma qualquer dano contudente e perfurante, em dano de projeção. Simplesmente ignora danos de corte.

Liga de Mithrill: A simples presença de uma parte de Mithrill numa liga de aço é suficiente para dar a ele uma resistência extra. Uma liga de Mithrill, mesmo que contenha 99% de Mithrill, nunca será indestrutível. Acima de 50% da composição da armadura, passa a ser chamada de Armadura de Mithrill impuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário