quarta-feira, 25 de maio de 2011

REINO DO CHAOS: Os Quatro Poderes do Chaos: Tzeentch

Que mortal não deseja compreender os mistérios do destino ou adquirir extraordinário poder mágico? O Deus do Chaos Tzeentch possui as chaves para esses terríveis conhecimentos. Seu preço, entretanto, é imenso - seus veneradores se tornam peões nesse incessante jogo para destruir a civilização e competir com seus outros três companheiros da Ruína. Tzeentch recompensa seus seguidores com mutação e insanidade, e quando eles morrem, ele exige sua alma para brincar.

Introdução
 
Tzeentch é conhecido por muitos epítetos.
Ele é o Tecelão do Destino de Todos, que tece uma emaranhada teia para alcançar seus incompreensíveis desígnios.
Ele é o Grande Conspirador, sussurando conselhos maléficos nas orelhas de monarcas e alimentando rebelião e ambição assassina entre seus súditos. Ele move as cordas da inveja e ressentimento para fazer com homens e mulheres ruins dancem como marionetes sob seu comando.
Ele é o Grande Feiticeiro, tentando estudiosos em magia com conhecimentos proibidos, e inspirando magos a mergulharem nos mais escuros aspectos de seu conhecimento, o Dhar e a necromancia.
Mas acima de tudo isso, é o Transformador dos Caminhos, que observa com fascinação como a carne mortal se altera com seu toque, e como a forma mortal se submete à sua febril imaginação.
Em grimórios proscritos por homens sãos, os discípulos de Tzeentch relatam suas visões sobre seu divino mestre. No entanto, não existe duas descrições que sejam similares.
Algumas vezes, o deus é representado como uma neblina de cores alternadas, ou um grande demônio com um bico de abutre e asas multi-coloridas. Algumas vezes é visualizado como um gigante cujo cabeça e tronco parecem ser somente um, com grandes chifres saindo de seus ombros e cuja pele é repleta de múltiplas faces que repetem todos seus dizeres com milhares de nuances sutis. Dizem que as negras órbitas de seus olhos brilham como as profundezas do infinito e sua testa é franzida, como se sempre estivesse ruminando sobre um enigma indecifrável. Os Ventos da Magia ondulam em volta dele como um arco-íris de serpentes. Seu número sagrado é o nove, e sua runa lembra uma chama, ou talvez uma cobra contorcida.
Os adoradores de Tzeentch acreditam que ele reina de uma Fortaleza Impossível que fica no Reino do Chaos. Em seu coração, protegido por um labirinto de cristal de geometria inconcebível, está a Biblioteca Proibida, um corredor de dimensões eternas que guarda todo o conhecimento do universo. Tzeentch observa, por eras, o fundo do Poço da Eternidade, buscando pistas do passado e do futuro, que o ajudarão a cumprir seus planos. Quando Tzeentch se move desse devaneio e transe, a traição, insanidade, mutação e conflitos assolam o mundo.


Tzeentch
Tzeentch é conhecido por muitos títulos, incluindo o Transformador de Caminhos, Mestre do Destino, o Grande Conspirador, o Arquiteto do Destino, o Grand Mutatore, entre outros. Esses títulos refletem seu absoluto domínio sobre a compreensão do destino, história, intriga e conspiração. Ele é o mestre da magia, rôxo e horrível, desvelando as teias do futuro e do passado para manipular o mundo à sua vontade. Em sua mente, ele escuta os planos e esperanças de todos homens, de todas nações. Com seu olho que tudo vê, ele vê como esses planos se desdobram na história da humanidade. Mas Tzeentch não se contenta somente em meramente observar as satisfações e desapontamentos dos homens enquanto o tempo passa. Ele tem seus próprios planos: esquemas tão complexos e perfeccionistas, que afetam as vidas de todos seres vivos, quer eles saibam disso ou não. Enigma para a maioria dos humanos, a única coisa que se sabe, é que ele representa a mudança, o processo de vir a ser. Venerado por magos, feiticeiros, bruxos e inúmeros ocultistas, os seguidores de Tzeentch o enxergam como um meio para seus fins, o caminho para poder inimiginável, desde que você esteja disposto a pagar o preço.

"Embora a maioria seja orgulhosa demais para admitir, o Lorde da Mudança deve ser reverenciado cada vez que os Ventos da Magia são manipulados. As Ordens gastaram séculos tentando fugir de suas garras, mas parece impossível. Devemos aceitar a influência de Tzeentch em nossa arte, quer gostemos ou não."
Ingrid Sloeckl, Ex-Magister da Ordem Celestial (Morto)


Tzeentch se alimenta da necessidade e desejo de mudança que é parte essencial da natureza humana. É também parte nas naturezas dos elfos e dos anões, mas não na mesma intensidade, pois a humanidade é de longe a espécie mais volátil e ambiciosa. Todos os homens sonham com riqueza, liberdade e tempos melhores. Há quem sonhe em acabar com os pobres e despossados, assim como ricos que sonham em ficar ainda mais ricos, ou que haja um fim para suas responsabilidades. Todos esses sonhos criam um poderoso ímpeto de mudança, e as ambições das nações criam forças que podem mudar a história. Tzeentch é personificação dessa força.
Tzeentch é o maior feiticeiro dos Poderes do Chaos. A magia é um dos mais poderosos agentes da mudança e aqueles que a usam, estão entre os mais ambiciosos e famintos por poder. Muitos Campeões de Tzeentch são também feiticeiros, enquanto outros recebem poderes mágicos ou artefatos mágicos de seu deus patrono.

Horror de Tzeentch, um Demônio Menor

Alguns demônios de Tzeentch são criaturas feitas de energia mística, e muitas vezes parecem ser transparentes ou brilha com uma luz interna. Os demônios menores, ou Horrores, lançam encantos enquanto se movem, enquanto os Flamejantes, projetam chamas multicoloridas de magia bruta. Os Demônios Maiores, os Lordes da Mudança, são mais substanciais, e seus pensamentos parecem uma névoa multicolorida que circula sua cabeça. Toda essa magia, dá aos seguidores e demônios de Tzeentch uma aparência muito colorida e distinta.
 
O Grande Conspirador
Tzeentch é também o Grande Conspirador, o mestre da manipulação e intriga, senhor das mentiras e subterfúgio, dos segredos atrás tronos, pactos demoníacos e acordos traiçoeiros. Por ele ter ciência dos sonhos e planos de todos mortais, ele é capaz de predizer o curso, ou cursos, que o futuro reserva para cada um. Tudo que Tzeentch faz é previsto e planejado para um objetivo maior. Se algo dá errado, mesmo esse erro faz parte dos planos do Grande Conspirador. Os estudiosos mais pessimistas acreditam que ele já tenha planejado o fim do mundo, e por ser um deus do Chaos, está em todos os tempos ao mesmo tempo, dessa forma, ele já vive o fim do mundo nesse instante. Mas como isso seria trágico e fatalista demais, a maioria prefere crer somente que Tzeentch percebe cada evento e cada intenção, e dessa informação, sua mente poderosa pode trabalhar em como usar isso para influenciar o futuro. Um antigo mago elfo disse que só é possível vencer um plano de Tzeentch, se agir sem planejar, tomando a decisão no ato.

Tzeentch não se satisfaz em meramente observar o drama da história que se desenrola. Ele tem seus próprios propósitos, embora quais sejam eles, é impossível dizer ao certo. Nem seus próprios cultistas, ou suas manifestações, os demônios maiores seriam capazes de saber. Suas intenções são complicadas, seus esquemas altamente sofisticados e pacientes, podendo levar eras para um pequeno detalhe planejado ocorrer. Há quem diga que ele planeja subjugar os outros Poderes do Chaos, acabando com o equilíbrio do Chaos e tendo o monopólio da ruína. Outros dizem que ele planeja somente extender seus domínios até os reinos dos mortais. Qualquer que seja seu propósito final, ele busca atingi-lo através da manipulação das vidas individuais dos homens, de forma a poder alterar o rumo da história. Oferecendo poder, riqueza e magia, ele pode recrutar pessoas influentes para sua causa, e afetar as vidas de muito mais seres ao mesmo tempo. Ele se diverte em corromper os mortais "abençoando-os" com tanto poder, que torna difícil para seus seguidores lidarem com ele, especialmente Magisters, Clérigos e outros capazes de manipular magia. Para mortais que não tem capacidades mágicas, Tzeentch promete conhecimento secretos e segredos para destruir os rivais, além claro, de armas mágicas (e amaldiçoadas). Entretanto, poucas das tramas de Tzeentch são simples de entender, e a maioria parece ser contraditória para seus cultistas, e até mesmo contra os próprios interesses de Tzeentch. Esse fato faz com que seus cultistas lutem entre si, cada um com interpretações diferentes das mesmas doutrinas e planos.
 

Aparência
A pele de Tzeentch é repleta de faces em constante mudança, que zombam com malícia do espectador. Quando ele fala, essas faces parecem repetir o que ele diz com sutis, mas importantes diferenças, ou complementam com um comentário que lança dúvidas sobre suas próprias palavras. Isso faz extremamente difícil interpretar o que Tzeentch diz exatamente. Assim, em suas orações e contatos espirtuais com seus seguidores, as dúvidas são criadas e as diferentes interpretações surgem. Se alguma delas é a correta, só Tzeentch saberia responder. Mas como ele é complexo inclusive para se comunicar, torna-se quase impossível entender seus reais desígnios. As faces menores aparecem e desaparecem muito rapidamente, mas sua cabeça principal nunca muda. Sua enrugada face fica bem baixa e não tem pescoço, de forma que é difícil distinguir sua cabeça de seu peitoral. Seus chifres curvos parecem sair de seus ombros ao invés da sua cabeça. O ambiente em torno de Tzeentch é completamente caótico com o pulsar de magia bruta. Ela rodeia em ondas, como fumaça líquida sobre sua cabeça, formando padrões sutis e interconectados. Formas de lugares e pessoas aparecem nessa fumaça quando a mente de Tzeentch está contemplando o futuro.
Cada um dos Poderes do Chaos tem seu lado oposto, um poder cuja natureza é a antítese dele próprio. Tzeentch é o eterno adversário de Nurgal. Suas energias vem da excitação e vontade de mudar, de forjar o destino dos outros, mudar a sorte e ganhar poderes. Isso é exatamente o posto de Nurgal, cujos poderes vem do desafio ao desespero e falta de esperança. Aos olhos de Tzeentch, Nurgal é uma força estagnadora que representa um verdadeiro entrave à mudança. Dessa forma, os seguidores de Tzeentch são inimigos dos seguidores de Nurgal.
Tzeentch é também o mais generoso dos Deuses do Chaos, garantindo várias dádivas a todos que o pedem, embora, o preço por tais dádivas são terríveis ao extremo. Sua generosidade vem do fato dele ser a maior fonte de Magia do Chaos, fazendo de seus servos, os magos mais poderosos entre todos os cultos aos poderes da ruína. Mesmo aqueles que o desprezam admitem que ele é a fonte primordial da magia. Como personificação da mudança, Tzeentch pode tomar a forma que quiser (assim como fornecer essa dádiva a seus demônios), por isso, além de tudo já citado, aqueles escolhidos para receberem suas visões tem dificuldades em detalhar o que enxergam. Seu domínio no Reino do Chaos é fluido e mutável, onde tempo e espaço parecem se misturar e mudar como cêra quente.

O Grand Mutatore é o supremo manipulador dos assuntos dos vivos. Seus campeões se movem através do mundo sob seus comandos, executando as tarefas que lhes são designadas: um assassinato, a ascensão de algum mortal ao poder, a destruição de rivais e outras milhares de ocorrências que você poderia supor que seja obra do destino e do acaso. De qualquer maneira, todos esses eventos são peças minúsculas de uma obra complexa e imutável, arquitetada no início dos tempos - um plano além da compreensão de meros mortais. Essa constante manipulação do mundo e interferência em seu progresso nem sempre é tão sutil. A mudança pode ser também violenta e repentina, e algum Lorde da Mudança não deixará de fazer guerra para cumprir seus objetivos. A mais poderosa arma de Tzeentch não é a força bruta nem sua magia (que é a mais poderosa entre os poderes da ruína), mas sua capacidade de articulação, conspiração e manipulação.


SÍMBOLOS
O símbolo de Tzeentch é uma esfera, envolvida por um estranho, e retorcido símbolo arcaico, embora seus seguidores algumas vezes, usam o Olho-que-tudo-vê, um símbolo apropriado para o Arquiteto do Destino. Os magos o reconhecem por suas capacidades mágicas e o temem por seu poder negro. Aqueles que observam o símbolo por muito tempo, juram que ele se contorce e pulsa diante de seus olhos - e repetir isso continuamente pode levar alguém a loucura.
As cores de Tzeentch são fortes, com ênfase especial nos amarelos vibrantes, azuis cintilantes e dourado. Seus seguidores se vestem com complexas roupas e armaduras barrocas, que contêm seu símbolo e outras runas arcanas. Diferente de outros seres do Chaos, os seguidores de Tzeentch são surpreendentemente limpos e elegantes, às vezes emitem uma luz sobrenatural estranha quando um indesejado raio de sol cai sobre o metal polido de sua armadura ou sobre as cores fortes de suas roupas.

TEMPERAMENTO
Tzeentch é universalmente considerado o Temível Deus da Magia. Ele é associado a todos os magos e também aqueles que buscam poder pessoal para seus próprios fins. Tzeench não se importa com quem chama seu nome, desde que o indivíduo esteja disposto a selar um pacto demoníaco, onde poder mágico e sabedoria é garantida em troca da vontade e da alma do barganhador.

MANDAMENTOS
Mutáveis e imprevisíveis ao extremo, os seguidores de Tzeentch são difíceis de sondar. Independente disso, há algumas coisas que Tzeentch demanda continuamente de seus seguidores:
- A Mudança é a única certeza no mundo. Resistir a ela, é incitar a ira de Tzeentch.
- A Magia é a maior das forças da mudança, e a pessoa deve aperfeiçoar suas técnicas sempre que possível.
- Trazer o Chaos à terra e ao povo é invocar a Mudança. Derrube as fundações da lei e da ordem sempre que for possível.
- Rejeite o que é antigo e abraçe o que é novo, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário