sexta-feira, 1 de abril de 2011

Carreiras: BAILIFF (Bailio)

 

Abra a porta, Johann. Eu sei que você está aí. Você sempre diz estar doente quando é dia de recolher os impostos.

Os Bailios são oficiais senhoriais a serviço de nobres senhores feudais. Embora a maior parte dos seus deveres envolve a manutenção das terras e recursos do feudo, eles são notoriamente conhecidos entre os camponeses por algo completamente diferente. Bailios são coletores de impostos e taxas das vilas que ficam ao redor dos feudos e são eles que garantem as obrigações e trabalhos dos camponeses a seus senhores. Essas tarefas, fazem deles imensamente impopulares entre os aldeões, principalmente em épocas de estiagem da colheita. Vistos como a face odiada da imposição do senhor feudal, os Bailios são os primeiros a morrerem quando os camponeses ficam furiosos e se revoltam.


Um dia na vida de um Bailio
Ser um Bailio não é tarefa fácil. Ninguém deseja ver um Bailio em qualquer ocasião - especialmente quando é época de recolhimento de taxas e impostos. Durante a estação dos impostos, o Bailio pode esperar dias de trabalho extenso e ingrato para cumprir as tarefas de seu senhor. Levantando cedo, um Bailio viaja até as mais distantes periferias para coletar dizímos e impostos de fazendeiros que utilizam as terras de seu nobre senhor.
A medida que o dia passa, ele retorna para o castelo ou mansão senhorial, recolhendo o que é devido de comerciantes locais, lojistas ou proprietários que alugam o espaço do senhor. Sua rotina diária termina com a entrega do dinheiro coletado ao senhor ou ao senescal (administrador do senhor) para ser aplicado às muitas despesas associadas à manutenção da terra.
Embora o Bailio não seja popular, os impostos e taxas que ele coleta não ficam parados nos cofres do senhor; as construções e domínio do senhor deve ser mantida, e seus conselheiros, soldados e comitiva devem ser pagos. Em tempos de necessidade, é muitas vezes o dinheiro do nobre que substitui o moinho quebrado de uma vila ou paga para cavar um novo poço em uma vila de agricultura, para que todos possam usar.
No entanto, o Bailio não recebe afeição por seus deveres. Todos o enxergam como a face da avareza e indiferença, e por isso os plebeus o desprezam mais que ao seu senhor. Por isso, o Bailio está sujeito a maldições e provocações que um plebeu jamais ousaria usar contra o senhor.
Depois de sofrer o desprezo daqueles que visita durante o dia, o Bailio encontra dificuldades para relaxar. Sua ocupação o coloca numa posição social invejável - o Bailio é geralmente insultado pelos trabalhadores e normalmente não será bem-vindo em tavernas e hospedarias frequentadas pela população local, e como não tem nobreza nem como pagar pelos luxos da vida, muitas vezes ele não encontra pessoas com as quais pode se socializar.

Bailios na cidade
Embora os Bailios sejam comumente encontrados a serviço de um nobre senhor ou burguês de uma pequena comunidade, não é difícil encontrá-los a serviço em cidades maiores como Nuln ou Altdorf. Nesses casos, o Bailio, na maioria das vezes desempenha um papel um pouco diferente.
Cidades maiores são compostas de uma miríade de organizações, guildas e sindicatos, cada uma das quais funciona como um comunidade menor separada dentro do todo. E é dentro dessas comunidades especializadas e subdivididas que o Bailio encontra seu lugar na vida nas cidades grandes.
Por exemplo, um Bailio pode estar na folha de pagamento de uma guilda local para fazer rondas regulares por uma certa cidade e coletar taxas e contribuições de seus membros, coletar pagamentos de organizações que dependem dos serviços da guilda e todos tipos de tarefas e responsabilidades semelhantes.

Quem pode se transformar num Bailio?
Career Entries: Bodyguard (Guarda-costas), Jailer (Carcereiro)

O que posso me tornar depois de ser um Bailio?
Career Exits: Militiaman (Miliciano), Politician (Político), Protagonist (Protagonista), Racketeer (Gângster), Smuggler (Contrabandista), Toll Keeper (Pedagista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário