terça-feira, 15 de março de 2011

Magia: Introdução

Representação gráfica dos ventos da Magia. No sentido horário a partir do topo: Hysh, Chamon, Ghyran, Azyr, Ulgu, Shyish, Aqshy, Ghur. O Dhar é representado como a fonte caótica no centro do diagrama. Enquanto o Qhaysh, a Alta-Magia, engloba todo o diagrama.

Embora haja magia no mundo de Warhammer, magos são incomuns. Os mistérios arcanos são conhecidos por poucos, por isso há muitas falsas crenças, preconceitos, idéias errôneas e supertições estranhas a respeito da magia. O cidadão comum costuma dizer várias coisas sobre a magia, quer elas sejam verdade ou não, é outra história...

"A Magia é coisa de demônios."

"Magos do Fogo podem curar resfriados tocando a testa da pessoa doente."

"Todos magos são loucos! Se eles não se parecem loucos, provavelmente são ainda mais perigosos."

"Halflings e Anões são a prova de mágica, sabe? Bem, pelo menos é o que dizem."

"Os elfos usam a alta-magia, que é diferente da magia humana. É típico desses filhos da p..."

"A magia está ligada ao Chaos e provavelmente faz você ficar com verrugas."

"Somente humanos são capazes de lançar magia, mas ninguém sabe porquê."

"Bruxos e Feiticeiros foram perseguidos e queimados por muito tempo. E isso é mais que certo! Esses maldito magos podem ser perigosos, entende?"

"Durante a Grande Guerra contra o Chaos, Magnus o Piedoso permitiu que os Colégios de Magia fossem formados - para jogar na mesma moeda que o Chaos, entende?"

"Oito colégios de magia existem - em Altdorf, pelo que contei."

"Aqueles magos fantasiados recebem o título de Magisters."

"Eles dizem que os Magos tomam a forma da magia que manipulam - é por isso que os Magos de Âmbar tem caldas cabeludas."

"Magos que não pertencem a um colégio costumam explodir, causar incêndios ou se ligar aos Deuses Negros."

"A melhor maneira de lidar com um mago clandestino é chamar um Caçador de Bruxas - se não conseguir achar um, crucifique-o numa árvore e queime o maldito!"

Os magos, obviamente, tem uma visão completamente diferente de sua arte.

 

Os Magos
Magos são pessoas capazes de conjurar encantos. Pode-se dividir os tipos de magos em três tipos:

Feiticeiros: São os tipos de magos mais comuns. Eles utilizam a magia trivial e menor e pertencem a um dos colégios de magia. Podem receber algumas denominações de acordo com o tipo de magia que usam:
    Elementalistas: Magos que conjuram forças naturais de ar, água, terra e fogo.
    Ilusionistas: Magos capazes de criar e direcionar ilusões e confusão.
    Alquimistas: Utilizam materiais e suas propriedades para gerar magia.
Demonólogos: São aqueles que praticam as artes negras proibidas de invocação e conjuração. Normalmente se tornam insanos e são evitados por pessoas comuns.
Necromancer: São solitários e obsecados com a morte e os mortos-vivos. Normalmente são capazes de fazer contato com espíritos dos mortos ou fazer mortos prestarem serviços. Normalmente sofrem de insanidades e mutações, como os demonólogos.

Não são exatamente magos, mas pelas pessoas comuns são considerados:
Clérigos: Seguidores dedicados de uma deidade, agindo como um representante de um deus na terra. Recebem poder de sua fé, diretamente de seu deus. O tipo de poder varia muito de religião para religião.
Druidas: São uma espécie de clérigos dedicados a venerar a natureza.

A Natureza da Magia
Usar magia é dar forma a energia bruta do Caos. Magos usam sua vontade e corpo como condutores entre o mundo físico e o mundo etérico (conhecido como Aethyr ou Reino do Caos), drenando poder dos Ventos da Magia. Através de treinamento, força de vontade e talento nato, um Mago pode invocar fogo, criar ilusões ou transmutar chumbo em ouro. Por outro lado, pode ao mesmo tempo trazer desastres e atrair a atenção de olhos ocultos. Dizem que os Demônios cavalgam os ventos da Magia, sempre espreitando aqueles que adentram seus domínios. Qualquer que seja a verdade, é certo que a magia é uma força caprichosa, com sua face cruel e bondosa.

Magos do Império
Em tempos passados, as pessoas Império sabiam muito pouco sobre magia e acreditavam que toda feitiçaria era inerente do mal. Os Clérigos de Sigmar, ensinavam que a magia era coisa do Caos, responsável pela existência de mutantes e a fonte de toda a doença do mundo. Assim, por centenas de anos, magos e feiticeiros eram presos e queimados, muitos inocentes morrendo dessa forma, apenas por serem praticantes de tais artes. Por anos, era possível encontrar somente herbalistas, videntes e mágicos primitivos nos reinos do Império. Mesmo esses, eram vistos como suspeitos e vagavam de vila em vila, para não serem torturados e queimados pelos Caçadores de Bruxas.
Alguns letrados, estudiosos, buscaram nos livros os conhecimentos da magia em grande segredo. Normalmente eram homens ricos e poderosos que esperavam usar seus poderes para adquirir vantagens na políticas, nos negócios e na guerra. Então, em cada cidade, ocorriam secretamente encontros desses membros, que praticavam e debatiam rituais nas madrugadas.
As coisas mudaram drasticamente na época da Grande Guerra contr ao Caos, cerca de 200 anos atrás. Durante essa guerra, os deuses das trevas vieram do norte e lançaram seus exércitos sobre o mundo, engolgando a terra em trevas. As pessoas do mundo inteiro, vendo o perigo imenso que o mundo sofria, uniram-se, pela primeira vez para lutar contra as forças do Caos. Homens, elfos e anões criaram a primeira aliança para combater o inimigo das trevas. Dessa forma, Arquimagos elfos viajaram para o Mundo antigo a pedido de Magnus O Piedoso. Magnus então pediu para que os Arquimagos ensinassem encantos básicos de magia (bolas de fogo, relâmpagos) para quem tivesse aptidão, para usar contra o Caos. Os caçadores de bruxas foram contra a decisão de Magnus. Assim, uma legião ocultas de pessoas com tais capacidades apareceram, ajudaram o Império e a prática foi permitida.
Após a Guerra e ascenção de Magnus ao trono, foi instituído as escolas tradicionais de aprendizado de magia no Império, que existem até hoje.
As oito tradições:

Tradição do Fogo
Aqsby, o Vento do Fogo, é utilizado por piromancers para convocar chamas mágicas e criar bolas e jatos de fogo. Esses magos são de temperamento explosivo e fáceis de irritar. A tradição do Fogo é estudada pelo Colégio das Chamas.
Cor: Vermelho


Tradição do Metal
A Ordem Dourada do Colégio de Magia Imperiais estuda as artes da alquimia e a tradição do metal. Transmutação de elementos primários, animação de criaturas mecânicas e o estudo de elixirs mágicos são todos feitos possíveis do Vento de Chamon.
Cor: Dourado

Tradição da Sombra
Aqueles que lidam com a Tradição da Sombra são muitas vezes desacreditados e vistos como figuras suspeitas. Eles são ilusionistas que usam o Vento de Ulgu para criar sonhos glamorosos ou pesadelos horríveis. De todas as Escolas de Magia, a ordem cinza é aquela mais temida pelos cidadãos comuns.
Cor: Cinza


Tradição das Feras
Ghur é o nome que os magos dão ao Saber das Feras, praticados pela Escola Âmbar do Império. Ela permite que os magos se comuniquem e controlem as criaturas selvagens do mundo e mesmo pegue seus poderes e aparências.
Cor: Amarelo âmbar


Tradição dos Céus
Nas cidades dos homens, a tradição dos céus é chamada de Astromancia. Os ventos de Azyr trazem profecias e premonições e através desse poder, os magos celestiais das Escolas Imperiais podem prever o futuro através dos astros.
Cor: Azul Marinho

Tradição da Luz
Permeando todas as coisas, o Vento de Hysh é uma energia volúvel, mas aqueles que podem apanhá-la e direcioná-la são presenteados com grandes poderes. Os magos da luz estudam a magia do Sol e podem usar essas energias para curar ou criar clarões e calor contra seus inimigos.
Cor: Prata

Tradição da Vida
A escola jade do Império ensina sobre todas as coisa naturais, desde linguagem de plantas até os segredos das rochas. Com o poder do Vento de Ghyran, esses elementalistas podem se conectar com essas fontes de poder e mudá-las à sua vontade.
Cor: Verde Jade

Tradição da Morte
Embora visto como prática ilegal, os necromantes autorizados prestam um importante papel no Império, pois, através de seu poder, os espíritos dos mortos podem ser contactados, ao mesmo tempo que o poder da morte repousa em suas mãos. Os magos ametistas usam o sombrio vento de Shyish para ajudar os conselhos do Imperador e seus exércitos.
Cor: Ametista pálida
 


Os Ventos da Magia
Assim como o emblema do Caos tem oito flechas, a magia tem oito ventos. Eles sopram pelo mundo levando a energia do Caos com ele. Embora a magia bruta do Caos seja um só no Reino do Caos, quando ela entra para esse mundo, ela se refrata em oito cores, conhecidas como os Ventos da Magia. São desses ventos que os magos tiram seu poder. Alguns o fazem se juntando a alguma ordem ou tradição. Outro os fazem através de orações, sorte ou instinto. Independente do método, todos encantadores arriscam suas vidas e almas na prática da magia.


 Roda dos ventos da Magia

Cor


Nome


Vento


Colégio


Tradição


Branco


Luz


Hysh


Ordem da Luz


Luz


Azul


Celestial


Azyr


Ordem Celestial


Céus


Amarelo


Ouro


Chamon


Ordem dourada


Metal


Verde


Jade


Ghyran


Ordem de Jade


Vida


Marrom


Âmbar


Ghur


Ordem do âmbar


Feras


Vermelho


Brilho


Aqshy


Ordem Brilhante


Fogo


Cinza


Sombra


Ulgu


Ordem Cinza


Sombra


Púrpura


Ametista


Shyish


Ordem Ametista


Morte


Tipos de Magia
Existem dois tipos principais de magia: arcana e divina. Encantadadores arcanos, conhecidos como Magos, usa formúlas mágicas e força de vontade para contorlar os Ventos da Magia.
Encantadores divinos, conhecimedos como Clérigos, usam a fé e rituais religiosos para usar a magia. Os Magos acreditam que sua própria força interior fortalece seus encantos, enquanto os Clérigos acreditam que seus encantos são dádivas dos deuses em troca de devoção e orações. Magia Divina normalmente é mais seguro do que a Magia arcana, pois é altamente ritualizada. Todo magia tem seus riscos, entretanto, e isso é amplamente demonstrado pela Magia Negra. Ela é um subconjunto da Magia Arcana, cujos praticamentes aumentam seus riscos pessoais em troca de maior poder.

Mágica e Raças
Halflings e Anões parecem possuir resistência à influência do Aethyr e eles não tem magos como as outras raças. Entre os elfos, a habilidade de manipular magia parece ser algo comum, que eles trazem ao nascer. Os humanos, somente alguns nascem com aptidão para enxergar os Ventos da Magia. De cada mil bebês, somente um tem talento para a magia, e somente um em dez mil tem um excelente talento, esses podem tornar-se Magos Lendários. Por outro lado, a falta de treinamento indica que as habilidades nunca emergem e se manifesta como menores Bizarrices e Magia restrita.


 Teclis, o Arquimago

Qhaysh - A Alta-Magia
O Qhaysh, conhecido como Alta MAgia ou Safira, é a magia que combina fluxos separados dos oitos ventos e os refina, formando uma forma mais pura e avançada. Dessa forma, os Alto-Magos são capazes de lançar encantos de incrível poder e complexidade. Os maiores Alto-Magos, como os Slanns, literalmente já moveram continentes e destruíram exércitos inteiros de uma só vez. A elite dos Arquimagos Alto-Elfos são conhecidos pelo uso dessa forma poderosa de magia, que eles tendem a associá-la com seus deuses. Foram os Sacerdotes-Magos Slanns que ensinaram aos Elfos como manipular essa magia. Humanos não são capazes de aprender o Qhaysh, pois a mente humana é incapaz de compreender as vastas complexidades de todos oito ventos quando eles interagem de uma vez só. Eles se restringem a aprender como cada vento se manifesta separadamente, o que já é um ensino para uma vida inteira.

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