sexta-feira, 22 de junho de 2012

Grão-Teogonista: Pontíficie supremo da Igreja de Sigmar


Volkmar o Sombrio, ou Yorri XV


O Grão-Teogonista é o líder espiritual do Culto de Sigmar epor isso possui grande influência política e secular sobre os assuntos do Império. Junto com seus dois ArceLectors, o Grão Teogonista sempre tem três votos no Conselho dos Electors e é a pessoa que conduz a cerimônia de coroação de um novo Imperador. Isso dá a ele imenso poder, pois mesmo Barões e Condes que não reconhecem a autoridade do Imperador, devem em última instância prestar serviços aos representantes de Sigmar na terra. Já foi dita em várias ocasiões, a boca pequena, que o Grão Teogonista é o verdadeiro poder por trás do trono Imperial, capaz de manipular os Imperadores menos geniosos para os fins da Igreja de Sigmar. Com certeza isso pode ter sido verdade no passado, mas com o crescimento político e econômico dos Príncipes de Reikland, a relação de poder entre estado e igreja se tornou mais equilibrada. Mas com toda certeza ele é um dos personagens mais importantes do Império.
O atual Grão-Teogonista é Volkmar o Sombrio (Yorri XV), que tem a reputação de ser um tradicionalista, embora seja um líder pragmático e enérgico da Igreja de Sigmar. Vale notar que mesmo os reformadores hostis à burocracia da igreja, como Luthor Huss, respeitam muito Volkmar, embora não concordem com muitas de suas reformas bruscas nos dogmas da Igreja.
A Teognacia (doutrina que exige um Teogonista para comandar a igreja) foi fundada por Johan Helstrum, o Profeta de Sigmar, e as tradições do ofício são mantidas as mesmas até hoje. Tradicionalmente, o Grão-Teogonista é eleito pelos Lectors e ArceLectors do Culto de Sigmar. Ao assumir o cargo, o Grão Teogonista recebe um nome na língua Khazalid em honra aos profundos laços entre Sigmar e o povo Anão. O Grão Teogonista está a par de muitos segredos antigos e proibidos que são mantidos ocultos às pessoas comuns, como a biblioteca privada do Grande Templo de Sigmar em Altdorf, que guarda escrituras originais e conhecimentos sem precedentes. Os Teogonistas já usaram esses conhecimentos secretos para defender o Império contra perigos sobrenaturais. O Grão Teogonista é o líder espiritual da Ordem de Sigmar e tem grande influência sobre os Caçadores de Bruxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário